Fique desde já o(a) leitor(a) ciente que este post está crivado de apartes.
Sorri e, encolhendo os ombros, disse que sim. Não fui capaz de dizer mais nada mas fiquei a pensar para comigo que, fosse ele pessimista como eu, teria dito de outra forma: “menos um ano, hein”?
É como a história da garrafa estar meio cheia ou meio vazia. Se é verdade que mais um ano passou, também o é que menos um ano falta para ser desfrutado.
Nada disso, este post serve para manifestar alguma incompreensão para com a celebração da passagem de ano – descansem que não é para fazer nenhum balanço do meu ano… se bem que lá para o final, desconfio que não resista a um ligeiro abano.
Ora, sendo uma celebração universal, é a única (?) em que não se celebra nada de concreto: não nasceu ninguém, não morreu ninguém, não houve nenhum acontecimento naquele dia em anos passados, nada! Celebra-se uma convenção que algumas pessoas estabeleceram para melhor orientarmos as nossas vidas.
Alguém, um dia, decidiu estabelecer um calendário que, por força das circunstâncias, determinou um momento aproximado em que mais uma órbita do planeta é completada à volta do sol – e, quando em 1582 se percebeu que as contas estavam mal feitas e o ano não tinha 365 dias + 6 horas, não custou nada obliterar 10 dias (salvo erro) aquele ano… afinal, tratava-se apenas de uma convenção.
Mais, as zero horas de dia 31 de Dezembro nem correspondem ao mesmo local da órbita, ou seja, o planeta não está exactamente no mesmo local do ano anterior – é que o ano não são os 365 dias exactos.
Já agora, só mais uma coisinha: 2005 vai ter mais um segundo, o último minuto do ano vai ter 61 segundos, não se deixem enganar pelas contagens decrescentes que por aí andam, façam saltar a rolha do espumante à hora certa (podem ficar a saber porquê, aqui).
Sempre era a celebração de algo concreto: do dia mais longo e mais curto do ano. Ou seja, trocava uma festa por duas. Ficávamos a ganhar, ora pensem lá bem: mais umas pontes e tal… em Junho, então, ia ser um festival de feriados… (e também sei que há muitas pessoas a celebrar estas datas, mas não se pode comparar os seguidores de crenças e cultos pagãos com a generalidade da população mundial).
Acho que havia aqui grandes benefícios.
25 comentários:
E para ti tambem Ruizinho! Que 2006 seja um ano em cheio!!!!
beijos
ss
olha é tudo relativo, é tudo relativo, que cada segundo, cada momento seja um bom momento...
vivamos cada inspiração-expiração de maneira feliz.
Tudo do óptimo para ti! th
Eu, por mim, festejava só o Solestício de Verão :) até porque nem sequer gosto de passas ;o)
BJs
Bom ano!
... para o Blog, claro, que de ti não se sabe nadica ;o)
Que texto engraçado este saiu... Também eu fico sempre a pensar no tal do "mais um ano"... porquê mais um, bolas, se eu sinto que é menos um!? menos um dia, menos uma semana, menos um aniversário... A do calendário achei-a fabulosa tb; já reparaste que é "dever" hj em dia, retirar tudo o que ligue um local civil à religião católica, mas por muito que queiram passarão o resto dos seus dias regidos por um calendário cristão? eheheheh rio-me sempre que me deparo com situações dessas. Acho engraçado este mundo ocidental, tão moderno, tão democrático, proibir um crucifixo ou simples x-mas carols, e escrever todos os dias uma data com origem na bula Inter Gravíssimas do Papa Gregório XIII... Qto aos solestícios, concordo plenamente :) e qto a 2006, não podia dizer melhor... que seja o melhor ano de sempre!
Fiquem bem!
LD
K seja bom recheado de tudo k nos faz sorrir e alegrar!!!!
Sorrisos e beijitos
=P
és lindo! se não fosses já casado...
Pelo sim pelo não, trás as passas, um relogio certo e a boa disposição e paciência do costume.
Cá te espero!
PS: não tragas as brasileiras que as titulares tb vêm. ;-)
Oh Ruizito, menos um ano??????
Téla isso hã????
Que o teu festanço seja de arromba
DORUT
Jinhus
Com carinho
Ana
..."Que sejamos como um raio de sol, que mesmo penetrando nos abismos mais profundos, deles, sai tão puro como entrou" (J.C.Scuden) Rui desejo-te um Ano Novo 2006 em cheio, adorei conhecer este teu cantinho e a tua veia multifaceta na escrita :-) Farei muito gosto em continuar a ler-te. Beijos e abraços da Jaqui e do Scott.
Diria mais, que 2006 seja o primeiro ano do resto de de todos os outros...
Quem marca o compasso do tempo somos nós, apesar de vivermos na ilusão de que é o tempo...
Magnificos dias para ti depois de 31 Dez de 2005 ;)
Beijos.
Muitas felicidades Rui, que tenhas umas boas entradas em 2006 e que o novo ano, seja de facto o melhor da tua vida
Beijo Feliz Ano Novo
Há anos e anos, uns mais outros menos importantes, o ke está a acabar teve a maior importancia, amigo. Fiz os melhores amigos ke alguma vez pensei ser possível, neles incluo alguns ke konheces, a ti fiko-te grata por seres meu amigo e por teres despertado em mim o bichinho, o prazer de escrever adoro-te amigo.
Que no próximo alcances tudo o ke desejas, e sobretudo sejas feliz.
Beijo
Um óptimo ano para ti. E por mim, trocámos já as festas!!!!
beijinho
Oi, 2006!!!
Olá Rui, é claro que 2006 vai ser em grande, pelo menos aqui na blogosfera...
Aqui nos encontramos a nós próprios e o mundo que nos rodeia. Aqui...
Um estrondoso 2006 e que seja este o ano da concretização de todos os teus sonhos.
Beijo
:)
Deliciei-me (ainda que triste, por vezes) com os teus relatos.
Podes crer que voltarei!
Até lá....
Um bom e feliz-todos-os-dias-meses-e-anos para ti!
Deixei-te na minha casota um aviso, um conselho e um miminho.
Faz o favor de os ir buscar!
§(~_~)§ beijo da Afrodite
(uma carinha d'anjo num corpo espectacular, com tudo no sítio, muito dentro do prazo, sem aditivos nem silicones)
Por acaso já tenho pensado nisso!
Que o próximo seja o mais feliz de sempre, mas só até aqui!
Bom Ano!
Venho desejart-te um óptimo 2006 também...cheio de alegrias,sorrisos e sonhos reais...Que este ano seja realmente o melhor das nossas vidas,repleto de coisas boas!!
Beijinhos!!
O melhor não deverá ser (não. não sou pessimista; sou realista) porque desses já os tive em conta razoável e não quero o melhor só para mim. Gosto de ver o pessoal satisfeito e por esse motivo, de quando em vez, dispenso "uns anos bons" a quem nunca os teve.ehehehe.
Um óptimo dois mil e seis!
Os meus desejos (e conselhos) para 2006 estão na minha casota.
Vais buscá-los? São para ti.
§(~_~)§ beijo da Afrodite
um valente 2006 para ti! Se não for o melhor ano, que seja muito bom! (aceito a proposta da troca. Mais festas e feriados - venham eles!)
Bem como os próximos anos que estes sejam sempre melhores e melhores e melhores, um beijo!
Bom Ano
Um Abraço
Francisco
Sendo "o melhor das nossas vidas", significa que vou passar os restantes anos com saudades de 2006...não está bem!
Eu prefiro acreditar que 2006 será apenas o inicio de uma sequência de melhores anos (sim , já deves ter lido isto antes) para todos nós ;)
Da kukolandia salpicam os desejos de um Muito Feliz (sei que vai ser) Ano Novo :D
PS: Venham os feriados!! ;)
partilho do teu cepticismo em relação á passagem de ano...escrevi sobre isso lá no trocas ... o teu blog tem ke ser lido suavemente absorvendo todas as palavras. e tenho ke colocar a leitura em dia tb. passei por aki em tempos idos e agora regressei...regresso sempre onde me sinto bem :)
Enviar um comentário